quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Rota Fim do Mundo - Equipamentos


O que levar na bagagem em uma viagem de moto é sempre um dilema e muito pessoal de cada viajante e ainda ter que descobrir o que será ou não necessário piora mais a situação, ainda mais quando se viaja de moto custom que a capacidade de carga acaba sendo um pouco reduzida.

Pra ajudar nessas decisões acabamos sempre consultando lista de outros motociclistas e construímos a nossa própria lista, retirando alguns itens julgados não necessários e incluindo outros que não são citados. A aqueles que levam jogos de ferramentas gigantescos que dá até pra abrir uma oficina mecânica rsrs, mas não sabem mexer em nada na moto... então pra que levar? Se for pensar em tudo que pode ocorrer com a moto no caminho, é mais fácil levar uma moto reserva na carretinha. Na minha humilde concepção basta levar coisas que podem lhe tirar do sufoco com simples reparos, como kit para reparação de pneus, uma emenda de corrente, etc. Ficar pensando que um manete pode quebrar em uma queda ou que um pneu pode deformar em um buraco, acho que é muita paranoia. A não ser que esteja viajando pra África, aí até concordo rsrs.

Todas essas decisões que precisam ser tomadas acabam gerando um certo temor, mas optamos sempre por se prevenir antecipadamente, com algumas atitudes que descreveremos abaixo:



- Realizar uma ótima revisão em um mecânico de extrema confiança, trocar tudo que se          encontre já em "meia vida" e que possa acabar no meio da viagem;


- Colocar um par de pneus novos, assim como relação para as motos que possuem. Nesse caso optamos por pneus da Michellin Commander II, que a marca diz ser o mais durável, chegando a 40.000 km. 



- Adquirir equipamentos e acessórios de qualidade que possam tornar sua viagem mais confortável e prazerosa, como:
    - Comunicador:
    - Banco conforto;
    - Para-brisa (bolha);
    - Descanso avançado para as pernas;
    - Capacetes menos ruidosos e demais itens.

- Fazer uma prévia da montagem da bagagem nos bauletos / alforges, nisso você acaba já eliminando muita coisa desnecessária e tendo uma ideia de como ficará o peso da moto. Inclusive é bom rodar com a moto nessas condições para se adaptar antes de sair para a viagem em si.

Em relação aos equipamentos para o piloto e garupa, utilizamos roupas de cordura impermeáveis com forros removíveis, assim como luvas e botas impermeáveis. Segunda pele, incluindo blusa, calça, luvas e balaclavas, além de levar roupas de fleece e capas de chuva para os dias mais frios e possivelmente chuvosos.

Devido a autonomia da moto ser baixa e ter alguns trechos com mais de 200 km de distância entre os postos e ainda o vento diminuir mais ainda a autonomia, estamos levando também um galão de 5 litros da Pressol, próprio para o transporte de combustíveis. 

                                                    



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