quarta-feira, 5 de novembro de 2014

5º Dia - Guarapari/ES

Infelizmente chegou o dia do retorno, a vinda não foi nada fácil, afinal foram 16 horas de viagem, mas conversando sobre o que fazer pra melhorar a volta, resolvemos de inicio que iriamos arriscar a Br-101 pela cidade do Rio de Janeiro, assim pegaríamos metade do caminho com pistas duplicadas. Mas no dia anterior ao retorno, fomos agraciados através do noticiário local que estavam havendo vários tiroteios na cidade, e pra quem não conhece nada lá, na hora desistiu de investir nesse caminho rsrs. Então acabamos decidindo ir cortando o estado de minas.

Pra ganhar chão, acordamos novamente cedo, as 04:30 da madrugada e um pouco depois das 5 já estávamos na estrada. Amanhecemos rodando a Br-101 sentindo estado do Rio de Janeiro, nosso destino era a RJ-230, a fim de evitar a ES-297 que foi muito ruim na ida. Foi uma ótima escolha, apesar de ser uma estradinha vicinal, não passa dentro de muitas cidadezinhas, só tem várias lombadas pelo caminho em alguns distritos. Logo chegamos em Bom Jesus de Itabapoana, abastecemos rapidinho, trocamos ideia com o frentista que também curte moto custom e pé na estrada novamente sentido a Br-356. De inicio achamos que a viagem seria sofrida, muito trânsito e a rodovia passa dentro de Itaperuna/RJ e Muriaé/MG, o que estressa um pouco pilotar ter que enfrentar centro de cidade. Após Muriaé pegamos a Br-116, ai a coisa começou a render, pouco trânsito e muito fácil fazer ultrapassagens devido ao pouco fluxo de veículos no sentido contrário. O trecho da Br-116 foi curto, logo saímos para a Br-267 sentido Juiz de Fora/MG. Pensa no paraíso, estrada deserta, pouco trânsito, sem pedágios, radares e tudo mais que pode aborrecer, foi assim até chegar na Fernão Dias.

Bom, nesse ponto já estávamos exaustos, e ainda faltava um pelo trecho. Paramos para descansar no novo posto Graal em Pouso Alegre e taca lhe pau rsrs. Pra ajudar, chegando na serra próximo a cidade Ipuiúna, a cidade da batata, caiu uma chuvarada feia, céu preto, raios pra todo lado e uma serrinha sem vergonha que imita os caracoles de cordilheira dos andes. Trecho superado, nova abastecida e mais um papinho com o frentista, alias, quando se viaja de moto é muito fácil as pessoas puxarem conversa com você, falam sobre motos, sobre lugares e sonhos que também gostariam de realizar sobre duas rodas. Isso é muito bacana, um cenário que não se tem viajando de carro. A chuva nos acompanhou até Vargem Grande do Sul e daí pra frente foi só acelerar forte pra chegar em casa logo, não aguentávamos mais... Enfim, por volta de 19:00 chegamos em casa, um belo banho e uma merecida pizza depois de um dia de viagem cansativo e bora trabalhar no dia seguinte.

Relatório da viagem:

Como tínhamos narrado no primeiro dia da viagem, essa seria um teste de resistência para podermos ou não por em prática o Rota do Fim do Mundo. Juntando todos os prós e os contras, achamos que será possível ir até o Ushuaia de moto custom, fizemos as adaptações necessárias para que ela se tornasse uma moto confortável para isso. Testamos vários equipamentos e assim pudemos notar e resolver alguns problemas que apareceram durante esses dias.

Diário de Viagem:

1.070 km em 14 horas de viagem
R$ 3,00 gastos com pedágios (10% do valor pago na ida)

Roteiro da volta:


Veja roteiro no Maps








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